SUA MAJESTADE O RIO BEBERIBE

 Vamos Salvar Este Rio


Trecho do Rio Beberibe entre Porto da Madeira e Dois Unidos
O Rio Beberibe é um rio brasileiro que banha o estado de Pernambuco. Tem sua nascente no município de Camaragibe com o encontro dos seus dois formadores: o rio Pacas e o rio Araçá. Tem um curso de 19 km.
A bacia hidrográfica do Beberibe tem 79 km² e está situada inteiramente na Região Metropolitana do Recife, passando por Camaragibe, Recife e por Olinda, fazendo confluência com o Rio Capibaribe antes de desaguar no oceano Atlântico. Os principais afluentes do Beberibe são o rio Morno e seu afluente rio Macacos, além dos canais Vasco da Gama e da Malária, e do riacho Lava-Tripas. Estes últimos cortam zonas pobres do Recife e de Olinda, desaguando no Beberibe grandes quantidades de poluição.
Diz a lenda que, no Recife, o rio Beberibe se une ao rio Capibaribe para formar o Oceano Atlântico.
Por obra da engenharia, o Rio Beberibe obteve outra foz, antes da confluência com o Capibaribe, transformando a antes península do Recife Antigo em outra ilha, entre as tantas que formam a cidade.
 Nascido e criado em bairros do entorno do Rio Beberibe, onde na infância e na adolescência realizávamos juntos com familiares e vizinhos, verdadeiros piqueniqueis às margens do transparente, gelado e límpido ao sol dos raios fugido e colosso céu de anil. Estando hoje a observar a poluição deste rio  identificando, ao longo de seu curso, substâncias poluidoras orgânicas e inorgânicas de toda ordem, lixos e até animais mortos, compreendendo que a ação antrópica e  seu impacto sócio-ambienta pode levar junto com ela a nossa própria intenção. Sentimos que deveriam os provocar através deste blogger pum debate  acerca do descaso identificado pela população do poder público em vista de uma  sociedade sustentável, educada e conscientes de que a qualidade de vida humana depende de um ambiente ecologicamente equilibrado. Equilíbrio que advém não apenas de conhecimentos técnicos, mas de vontade política e fundamentalmente de iniciativas que viabilizem o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Agradecemos sua postagem e visita.